Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

domingo, 8 de abril de 2012

Semana Santa!!!

Com ou sem: chocolate, coelhinho, bacalhau, canjica, goiabada e paçoca, hoje é Páscoa. Tempo de renascimento, de superação, de amor e de paz. Tempo de olhar para dentro e renovar nossas esperanças de que uma amor maior olha por nós e que temos que olhar uns pelos outros, por nós, por Ele, por seus ensinamentos. Feliz Páscoa!!!!!!!

Bem, hoje o post deve vai ficar grande, será um resumo de 4 dias. Vamos lá?!
Quinta-feira fiz o planejamento do que iria cozinhar nos dias do feriado. Saí à caça para comprar o que precisava. Acreditam que não encontrei a forma descartável da colomba? Teve que ser forma de panetone mesmo.
Sexta já havia preparado a sugestão para meu almoço, quando estava no mercado e recebi um convite para almoçar. O que iria fazer foi adiado para sábado. Enquanto eu esperava a hora de ir, fiz a colomba e uma torta fria de atum para o lanche da tarde. A colomba não ficou molhadinha como eu esperava. A receita é a do blog do Felipe Abrahão. Já fiz 3 receitas dele que deram super certo, mas a colomba acho que errei na mão, ficou saborasa, mas ressecada.  A receita está aqui: http://www.benjaminabrahao.com.br/site/blog/2011/02/22/colomba-pascal-tradicional/





Já a torta de atum é sempre deliciosa. É uma sugestão diferente e deliciosa para um lanche. Foi tirada de uma coluna que a Ana Maria Braga tinha no jornal Extra. A receita:

um pacote de pão de forma descascado e picado
250 g de maionese
uma lata de creme de leite sem soro (deixe na geladeira por 6 horas e fure o fundinho para tirar o soro)1 lata de atum sem o óleo
2 tomates sem sementes e sem pele picados  (não usei)salsinha a gosto picada
1 cebola grande picada
4 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas
1 colher de chá de alecrim seco
1 colher de chá de sal
2 pitadas de pimenta do reino ( usei ervas finas no lugar da pimenta)Modo de fazer:
Misture tudo com as mãos. Coloque em forma de buraco no meio e leve à geladeira, de um dia para o outro. (usei a forma que tem o fundo decorado e ele sai da Tup...)



No sábado fiz o que iria fazer na sexta: filé de peixe ao molho de parmesão. Usei 1 kg de filé de merluza. Lavei bem lavadinho e sequei. Coloquei em um tabluleiro untado com azeite. Preparei em uma vasilha  o creme: 1 caixa de creme de leite, 1/2 xicara de chá de queijo parmesão ralado, suco de 1 limão e 1/4 de xícara de manteiga amolecida. Misturei tudo e derramei sobre o peixe. Não colquei mais sal porque o queijo é bem salgado. Levei ao forno pré-aquecido em temperatura moderada por 1 hora.


Esse é o peixe antes de ir ao forno, depois não tirei foto, nem das batatas.
Para acompanhar, cozinhei batatas no vapor. Depois de cozidas, acondicionei em um tabuleiro untado com azeite. Polvilhei alecrim e cada batatinha e coloquei alho espremido. Deixei no forno até dourar.





Ah! Fiz uma salada também com cenoura e beterraba raladas, alface crespa, tomate, tomate seco e rúcula.










Hoje, domingo de Páscoa, acordei inspirada, 09:00 estava na cozinha fazendo coxinha

 ( outra hora deixo a receita) e depois  fiz uma receita de bacalhau que tirei do site Bacalhau da Noruega e se chama Bacalhau do Tio Paulinho. Quis variar, porque só faço a bacalhoada da minha avó que minha mãe reproduziu por anos ou salada.  Dessalguei o bacalhau como o de praxe. Depois fervi por 10 minutos. Sequei e coloquei em um refratário untado com bastante azeite. Em cima do bacalhau coloquei tomate sem semente, ovo cozido em rodelas, palito e azeitona preta. Cobri com parmesão ralado e levei ao forno por 40 minutos. Acompanhou arroz branco e purê de batata.
Para sobremesa, para ser diferente de todo mundo, fiz gelatina. Calma, mas não faltou o ovo de Páscoa.
Como eu estou muito inspirada, agora à tarde fiz um rocambole, DIVINO!!! Nunca havia feito um, mas esse ficou molhadinho, um "PETÁCULO". Ganhei uma geleia de goiaba de uma amiga e resolvi recheá-lo com ela. A receita é simples, é da revista Cláudia. Bata em uma batedeira 3
 claras até ficar em picos leves, adicione 60 g de açúcar ( 1/2 xícara de chá) e bata por 2 minutos. Depois adicione as 3 gemas e bata por 5 minutos até ficar bem cremoso. Desligue a batedeira e adicione 60 g de farinha de trigo (1/2 xícara de chá) com uma pitada de sal. Mexa delicadamente. Coloque em um tabuleiro 20x30 cm bem untado (eu coloquei um papel manteiga bem untado) e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos, até que as beiradas se soltem da forma, fica branquinho. Deixe esfriar por uns 10 minutos e desenforme em um pano de prato polvilhado com açucar, recheie a gosto e enrole. Fica molhadinho, dá vontade de comer sozinha!!!!
Ufa!!! Consegui terminar o post. Bom restinho de domingo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário